Seja no caso de trocar um pneu desgastado por um novo, realizar o rodízio dos pneus ou quando o veículo está em movimento e o pneu derrepente fura, é importante saber como realizar essa troca. Além disso, é recomendado manter um pneu reserva (estepe) no porta malas do automóvel, que pode ser muito útil em uma eventualidade. Veja como trocar o pneu do seu carro nas dicas a seguir:
- Estacione e sinalize: pare o seu veículo em um lugar plano, estável, sólido, nivelado e seguro para realizar a troca do pneu. Use o freio de mão e deixe o carro engatado na primeira marcha. Se achar necessário, coloque um objeto pesado, como o pneu reserva, na frente das rodas traseiras e dianteiras do veículo, para travá-lo. Lembre-se de se afastar do tráfego de outros veículos, ligar o pisca alerta e colocar o triângulo de sinalização a uma distância mínima de 40 metros do veículo.
- Reúna as ferramentas: Procure deixar essas ferramentas sempre em seu automóvel, assim como o estepe. Afinal, nunca se sabe quando pode ocorrer um imprevisto. Separe um lugar em seu porta mala para o triângulo de sinalização, para a chave de roda e para o macaco hidráulico.
- Utilize o macaco hidráulico: Posicione o macaco perpendicularmente ao chão, em um ponto de apoio próximo ao local onde está o pneu furado. Ele deve ficar em contato com parte feita de metal na estrutura do automóvel. Em seguida, levante o macaco até que ele encoste no assoalho, até que ele passe a suportar o peso do veículo.
- Retire os parafusos: Desaperte todos os parafusos sem soltá-los com o pneu murcho ainda no chão, utilizando chave de roda ou uma chave de cruz e seguindo o sentido anti-horário. Realizar essa etapa com o pneu no chão, garante que você movimentará os parafusos, ao invés da roda, como aconteceria se ela estivesse suspensa.
- Erga o carro: Certifique-se que o carro está estável e acione o macaco hidráulico para subir o nível do carro a uma altura suficiente para que o pneu cheio caiba. Remova completamente todos os parafusos. Coloque o estepe sob o veículo, para prevenir o assoalho do veículo de eventuais quedas provocadas por uma fala no macaco hidráulico.
- Realize a troca: Com os parafusos soltos, retire o pneu furado e coloque ele no lugar onde estava o estepe. Coloque o pneu cheio no lugar do furado e coloque um parafuso para fixar sua posição. Em seguida, coloque os outros parafusos em orientação diagonal ( por exemplo: superior direito, inferior esquerdo, superior esquerdo e inferior direito.) e aperte bem. Essa medida impede que a roda empene.
- Finalize a troca: Desça o carro, aperte as porcas, guarde o pneu murcho e os equipamentos.
Importante: Ainda que você tenha experiência na troca de pneus, não deixe de procurar um borracheiro assim que puder, para que ele realize eventuais reparos que sejam necessários.