Os pneus Remold ou pneus remoldados são pneus remanufaturados, onde as carcaças de pneus usados passam por uma espécie de reciclagem que refaz sua estrutura. Os pneus Remold chegam a custar, em média, metade do valor de modelos similares de pneus novos. Porém, seu desempenho e a segurança e o conforto que proporciona ao usuário também são bastante reduzidos, assim como seu tempo de vida útil, que é cerca de 30% inferior ao de um pneu novo.
Existem três categorias de reforma de pneus:
Pneu Recapado: Como o próprio nome sugere, os pneus recapados tem apenas a parte externa de borracha, que entra em contato com o chão, substituída. Uma nova capa de borracha é colocada e o pneu volta a ser utilizado. Este processo de substituição pode ser feito a frio, com uma banda de rodagem desenhada que é colada no pneu ou a quente, onde a banda de rodagem é desenhada após ser colada no pneu e submetida a uma temperatura de 150ºC.
Pneu Recauchutado: Além da banda de rodagem, o pneu recauchutado também tem os ombros substituídos. O resultado é um pneu com características similares a de um pneu novo, por um preço inferior. O processo de recauchutagem deve obedecer as especificações do fabricante quanto à composição do pneu.
Pneu Remoldado: Os pneus remold ou remoldados tem sua estrutura totalmente refeita, substituindo a banda de rodagem e os flancos e ganhando um novo revestimento de borracha. Esse processo esconde todas as informações originais do pneu, como origem, data de fabricação, capacidade de carga e velocidade, etc.
Pneu Ressulcado: Também conhecido como frisagem ou riscagem, o processo de ressulcagem consiste em aprofundar os sulcos originais de pneus desgastados, reforçando os desenhos na borracha. Muitos proprietários optam por ressulcar os pneus originais para aumentar sua durabilidade e aderência. Entretanto, o serviço oferece muitos riscos à segurança dos passageiros do veículo, já que apenas disfarça o problema do desgaste dando a ele uma nova aparência. Além disso, durante a confecção dos novos sulcos, a lona e a cinta estabilizadora de aço e fios de náilon podem ser atingidas, aumentando o risco de acidentes.
Antes de adquirir um pneu, analise todos os aspectos que o envolvem e não apenas o preço. Os pneus novos são mais duráveis, são mais resistentes à pancadas, permanecem balanceados por mais tempo e percorrem uma quilometragem maior com velocidade maior, se comparados aos pneus remold. Além disso, a remodelagem impede que o consumidor possa verificar a procedência original do pneu.